Aplicações

GNL, o combustível limpo para o seu negócio.

Química e Farmacêutica

Na indústria química e farmacêutica, tem ampla utilidade e poder ser aplicado em caldeiras que geram vapor para o processo bem como em sanitização, secagem de produtos acabados e semiacabados.

Devido à estabilidade garantida pela sua composição, o GNL na indústria química e/ou farmacêutica proporciona benefícios em operações que necessitam de ambiente com temperaturas controladas e isentos de umidade. Nos processos de secagem, garante melhores rendimentos e isenção de particulados no produto acabado. Além disso, a utilização em caldeiras a vapor melhora o rendimento do equipamento, o que aumenta sua vida útil e reduz o custo de manutenção.

Vidro e Cerâmica

Empregado como fonte de calor em fornos de fusão de vidro, têmpera e na secagem de matéria-prima. Também pode ser utilizado em fornos cerâmicos que produzem pisos e revestimentos.

O GNL apresenta vantagens como melhor controle e equalização da temperatura, melhor qualidade do produto do acabado e menores índices de refugo. Possibilita também redução do consumo energético de quase 30% com a utilização do ar quente do forno para pré-secagem e aquecimento das peças devido à ausência de particulados e compostos corrosivos em sua composição.

Automotivo

Aplicado em estufas de secagem de pinturas e moldes, maçaricos de acabamento, fornos de tratamento térmico e caldeiras.

No processo de acabamento e secagem da pintura, O GNL permite maior homogeneidade da temperatura interna das estufas, o que garante, dentro do equipamento, temperatura estabilizada e isenção de particulados. Tal fato proporciona redução das perdas e assegura a qualidade do produto final.

Veículos Leves e Pesados

Utilizado na forma gasosa (GNV) ou liquida (GNL), substitui a Gasolina, Etanol e Diesel, com ótimo desempenho, e trazendo benéficos, como redução de custos e de emissões de CO2.

A principal vantagem de utilizar um veículo movido a gás natural veicular (GNV) é a economia que pode variar de 20% a 30% em comparação com gasolina ou álcool. Além do baixo nível de emissão e redução dos custos com manutenção, o GNV não pode ser adulterado, o que garante ao consumidor um produto de qualidade.

Têxtil

Utilizado de forma direta na polimerização e na secagem de tecidos, nas chamuscadeiras e nas caldeiras de geração de vapor.

A aplicação direta do GNL na secagem e na polimerização dos tecidos permite produzir de forma mais racional e simplificada, o que reduz o custo operacional bem como propicia melhor acabamento nos tecidos.

Siderurgia e Metalurgia

Pode ser utilizado na preparação de matérias-primas até a injeção em alto-forno, além dos processos de calcinação, sinterização e coqueria. Em metalurgia pode ser utilizado em fornos de tratamento térmico, estufas de secagem, e equipamentos de litografia, corte de chapa, fornos de fusão e para a geração de atmosfera controlada (oxidante/redutora).

Nos fornos de reaquecimento de lingotes, o GNL diminui a formação de carepas, o que proporciona redução das perdas de material e melhoria das condições operacionais do forno.
Quando injetado nos fornos elétricos a arco, o GNL propicia redução no consumo específico de energia elétrica e aumenta a taxa de entrada de energia no forno, o que implica diminuição do tempo necessário à fusão da carga.
Na geração de atmosfera controlada (oxidante/redutora), o GNL apresenta estabilidade na queima devido à sua composição físico-química.

Papel e Celulose

Aplicado diretamente nos tambores de secagem e em caldeiras.

Devido à isenção de contaminantes na sua composição, neste segmento o GNL propicia ganhos significativos na manutenção, reduz os custos com peças de reposição e mão de obra e contribui para a redução dos níveis de emissão.

Alimentos e Bebidas

Em alimentos, o GNL pode ser aplicado em processos de secagem, fornos de cocção e caldeiras. O segmento de bebidas demanda alto consumo de vapor para produção. O GNL, nesse caso, pode ser utilizado em caldeiras, pois proporciona elevado rendimento ao processo e minimiza os custos operacionais.

Quando utilizado para a geração de vapor, para higienização ou cocção, o GNL possibilita maior rendimento na combustão e redução dos gastos com manutenção, pois evita a formação de crostas nos tubos e assegura um ambiente isento de fuligem.
Além da redução dos custos de energia e manutenção, em comparação com os fornos elétricos, o gás propicia melhor controle da temperatura interna, o que resulta em produção homogênea e de qualidade assegurada.